14 janeiro 2015

Alemanha é numero 1 nas exportações de Vinho Verde

 
A Alemanha é o novo destino prioritário nas exportações de Vinho Verde. Com um aumento de 47% em volume de 41% em valor, o mercado alemão destronou os Estados Unidos e lidera, agora, o ranking dos maiores importadores de Vinho Verde, com mais de 9,4 milhões de euros adquiridos entre janeiro e outubro.No total, as exportações de Vinho Verde cresceram, nos primeiros dez meses do ano, 12,44% e atingiram os 43,9 milhões de euros.

Os números foram hoje divulgados pelo presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), que os classifica como "boas notícias" para o sector. Manuel Pinheiro destaca que todos os segmentos cresceram, sendo que o Vinho Verde rosé se assumiu como "a estrela do ano", com um aumento de vendas superior a 50%. Já os vinhos brancos, que constituem o grosso das vendas da região, registaram um acréscimo de 3,7%.


"O mercado de rosé está a abrir-se e o Vinho Verde rosé está a impor-se crescentemente quer em Portugal quer lá fora, o que é excelente, dado que há uma escassez de uvas brancas na região e isto permite valorizar as uvas tintas", explicou Manuel Pinheiro ao Dinheiro Vivo.
O presidente da CVRVV destaca, ainda, que as existência na região são "baixas", pelo que a produção "responde à justa" às necessidades, revelando-se "essencial incentivar" novas plantações. "A região não tem vinhos suficiente para suportar os níveis de crescimento de vendas dos últimos anos e, por isso, o grande objetivo para 2015 é reforçar o plantio de vinhas. A Comissão vai lançar uma série de medidas de apoio aos viticultores, para que produz mais, como sejam ações de formação para que se façam melhores podas", diz Manuel Pinheiro. Vai, ainda, incentivar os produtores da região a tirar partido dos novos direitos de plantação que o Instituto da Vinha e do Vinho deverá distribuir ainda em janeiro e a candidatarem-se aos apoios do programa Vitis, que financia em 75% a fundo perdido os investimentos em novas vinhas.

Quanto aos mercados de exportação, refira-se que a explicação para o grande crescimento na Alemanha se deve a "contratos muito fortes" com as principais cadeias de distribuição, que passaram a incluir o Vinho Verde nas suas prateleiras todo o ano e não apenas no verão. Para os Estados Unidos foram vendidos mais de nove milhões de euros. A França comprou 4,5 milhões e o Canadá é o quarto maior destino com três milhões de euros importados. Mas saiba que este é o mercado que mais valoriza o Vinho Verde, com um preço médio de 2,67 euros por litro, contra os dois euros pagos pela Alemanha.

 

08 Jan 2015 | Dinheiro Vivo

 



Partilhe nas redes sociais   Voltar para a Listagem
 
x
O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, confirma que aceita a sua utilização. Esperamos que esteja de acordo. Política de Utilização de Cookies. Fechar
 
Seja bem-vindo
à nossa quinta
Tem idade legal para beber álcool no seu país? Não Sim